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Jornada da Avaliação

Clínica ConectaKids

Jornada
Anamnese da Famíla / Avaliação do Paciente / PEI (Plano Educacional Individualizado)

Desvendando Caminhos para o Sucesso: Conheça Antes de Agir! 

Antes de iniciar qualquer jornada, seja ela Clínica ou Educacional, a chave do sucesso está no entendimento profundo da criança. Na Clínica Conecta Kids, entendemos que cada indivíduo é único, e é esse entendimento que molda nosso compromisso com resultados excepcionais.

 

A verdadeira intervenção começa com a compreensão. Ao mergulhar nas nuances do perfil do paciente, desvendamos as peças do quebra-cabeça que conduzirão ao caminho mais eficiente

Siga Conosco nesta jornada 

PASSO 01
Análise:

Anamnese Familiar

Observação Indireta.

 

Durante a entrevista, compreende as necessidades presentes da família e aprofunda no histórico da criança. Nesse diálogo, a família tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas acerca da ciência ABA e resolver questões administrativas diretamente com o responsável designado.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ela dura 1 hora

ETAPA 1: Análise da Família e Paciente:

PASSO 02

Avaliação:

Transdisciplinar Terapêutica com a Criança na Clínica

Avaliaremos o paciente para ter clareza das reais necessidades, conhecendo sua história, seus interesses, conhecimento adquirido e suas necessidades.

Aplicamos instrumentos e estratégias que podem ser utilizados na hora de identificar déficits e potencialidades desses Paciente

 

Dentro de intervenções em Análise do Comportamento Aplicado usamos alguns procedimentos como:

Protocolos:

VB-Mapp, Inventário Portage (IPO), Abbls-R, AFLS, Socially Savvy, Denver ESDM, entre outros.

 

Testes: 

Denver II, Vineland, M-CHAT, CARS, PROTEA-R, ATA, entre outros.

Eles nos ajudam a ter parâmetros claros do que o aluno apresenta, no tempo da avaliação e após intervenção.

Serão 10 sessões de Avaliação do Repertório Comportamental e Desenvolvimental.

 

Elas são realizadas pelos profissionais especializados em ABA como Psicólogo, Psicomotricistas, Psicopedagogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional, dependendo de cada caso.

Tempo: Em até 10 dias é feito essa etapa e ele dura até 10 horas

Passo 03

Análise com o Coordenador do Colégio

A Supervisora Clínica e/ou Psicopedagoga da Clínica conversará (Online) com a Coordenação Pedagógica do Paciente.

 

Nesse diálogo, os responsáveis da escola têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a criança, sobre a terapia que está ou será realizada e sobre a necessidade de uma possível adaptação no material.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura 2 horas

Passo 04

Execução dos Protocolos e Teste.

Execução do Relatório de Avaliação Comportamental (RAC).

Todos os dados coletados no Passo 02, 03 e 04 servirão de base para execução dos relatórios.

Serão utilizados os Protocolos e Testes adequados a idade e perfil do paciente.

Teremos o Relatório de Avaliação Comportamental (RAC) para apresentação.

Tempo: Em até 3 dias é feito essa etapa e ele dura 4 horas

Passo 05

Devolutiva:

Apresentação do Relatório de Avaliação Comportamental (RAC) para a família

Após a realização do Relatório de Avaliação Comportamental (RAC), é agendado uma reunião com os pais para apresentação, onde são fornecidos os dados e detalhes obtidos nas avaliações.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura 2 horas

PASSO 06

Devolutiva:

Reunião com o Coordenador do Colégio do Paciente

Apresentação online do RAC para o Coordenador do Colégio

Indicação de cursos para os colaboradores do Colégio

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura 2 horas

Passo 07

Treinamento e Onboarding:

Treino inicial com a família e Liberação de Cursos

As orientações iniciais e treinamentos são realizados para que a família esteja preparada para o início da intervenção. (Presencial ou Online), pois o tratamento não é apenas na clínica. Ele precisa de continuação em casa.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura 2 horas

Passo 08

Acessos:

Liberação Plataforma ABA+ para a Família

Software facilitador da integração e constante supervisão das terapias utilizadas cotidianamente por pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura 1 hora

Passo 09

Protocolo de Intervenção de Conduta (PIC)

Com base no RAC e observações clínicas/escolares, em até 2 meses é entregue para o Colégio o PIC, que será a base para construção do PEI.

Tempo: em até 2 meses

ETAPA 2: Suporte a Criação do PEI
Obs: Se em tratamento na Clínica Conecta Kids

"Inovação Pedagógica: O Papel Fundamental do PEI

na Promoção da Inclusão e Aprendizado para Alunos Autistas"

O PEI (Plano de Ensino Individualizado) se tornou um documento legal cuja finalidade é garantir e atender às necessidades específicas do aluno com deficiência, acompanhando toda a sua trajetória educacional.

Esse documento é elaborado de forma conjunta pela escola e também por profissionais que acompanham o aluno e como o professor regente. Apesar de ser muito importante para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), o PEI também atende crianças com outras deficiências e necessidades específicas. 

O que seria esse Plano?

Podemos caracterizar o PEI, como um planejamento individualizado, periodicamente revisado e avaliado, contendo todas as informações do , que envolve a família, os profissionais que lidam com o aluno, o próprio sujeito, ou seja, é um plano de acompanhamento individualizado. Tendo como base interesses, possibilidades, conhecimentos do estudante, necessidades e prioridades de aprendizagem (como ensinar, quem vai ensinar e como ensinar). Ou seja, preveem recursos, estratégias, conteúdos, profissionais envolvidos, expectativas, prazos, habilidades.

Para que serve o PEI no autismo?

O Plano caracteriza-se por ser uma alternativa de trabalho que tanto individualiza como personaliza os processos de ensino para um determinado sujeito, sua elaboração se dá através de toda comunidade escolar, que participasse processo. O PEI deve prever estratégias pedagógicas que favoreça o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual nas áreas não só acadêmicas, mas também social e laboral, dependendo de sua faixa etária e do nível de desenvolvimento e do interesse do sujeito.

A individualização e a diferenciação são entendidas como ações contextualizadas que consideram a proposta escolar de todos os alunos e buscam alternativas diferenciadas de aprendizagem para aqueles que requerem alguma necessidade específica. Um Plano de Ensino Individualizado depende tanto do ajuste educacional quanto de sua conexão ao trabalho geral da turma.

Passo 10

Criação do PEI:

Estabelecendo Metas / Cronogramas / Registros

A)  Com o acompanhamento já sendo feito na escola e conhecendo mais o aluno, em até 2 meses é possível estabelecer METAS  para aquele Paciente, sendo elas de curto, médio e longo prazo com hierarquias de tempo.

Assim teremos como cada Programa, Planos de programas e Recursos deste PEI deverão ser realizados.

 

B)  Próximo passo é a elaboração de um CRONOGRAMA com data de início e termino do Plano.

 

C)  Todas as informações coletadas devem ser REGISTRADAS.

Depois do PEI realizado, o que consegue ser definido?

Capacidades e interesses, necessidades e prioridades, metas e recursos, profissionais envolvidos na aplicação do plano, em geral, ele deve conter essas informações básicas sobre o aluno: nome, idade, quanto tempo está na escola, aprendizagens já consolidadas, dificuldades já encontradas, objetivos, metas e prazos, recursos e adaptações utilizados e por últimos os profissionais envolvidos.

A devolutiva do Plano de Ensino Individualizado (PEI) desempenha um papel crucial no processo educacional personalizado.

ETAPA 3: Revisões e Novas Devolutivas do PEI
Obs: Se em tratamento na Clínica Conecta Kids

Qual o intuito da devolutiva dos resultados do PEI para os pais?

A devolutiva do PEI refere-se à análise e retorno de informações sobre o progresso do aluno em relação aos objetivos estabelecidos no plano. Esse processo é fundamental para avaliar a eficácia das estratégias de ensino personalizadas implementadas. Envolve uma comunicação aberta entre os diversos agentes educacionais, como professores, pais, especialistas em educação especial, Profissionais Clínicos transdisciplinar, entre outros.

Passo 11

Nova Devolutiva:

Rotina de serviço ABA

 

Bimestralmente a Supervisora/Psicopedagoga da Clínica fará uma reunião online com a Coordenadora do Colégio ou quando for necessário

O PIC será revisto trimestralmente ou quando for necessário

O PEI será revisto semestralmente ou quando for necessário

Tempo: Em até 5 dia é feito essa etapa e ele dura 3 horas

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