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Jornada da Avaliação 
&
Método AT Escolar Diamond

Clínica ConectaKids

Avaliação dos Pais / Avaliação do Paciente /
PEI (Plano de Ensino Individualizado) / AT ESCOLAR Diamond

Desvendando Caminhos para o Sucesso: Conheça Antes de Agir! 

Antes de iniciar qualquer jornada, seja ela Clínica ou Educacional, a chave do sucesso está no entendimento profundo da criança. Na Clínica Conecta Kids, entendemos que cada indivíduo é único, e é esse entendimento que molda nosso compromisso com resultados excepcionais.

 

A verdadeira intervenção começa com a compreensão. Ao mergulhar nas nuances do perfil do paciente, desvendamos as peças do quebra-cabeça que conduzirão ao caminho mais eficiente

Siga Conosco nesta jornada 

PASSO 01
Análise:

Anamnese Familiar

Observação Indireta.

 

Durante a entrevista, compreende as necessidades presentes da família e aprofunda no histórico da criança. Nesse diálogo, a família tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas acerca da ciência ABA e resolver questões administrativas diretamente com o responsável designado.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ela dura 1 hora

ETAPA 1: Análise dos Pais e Cuidadores

ETAPA 2: Análise do Paciente

PASSO 02

Avaliação:

Transdisciplinar Terapêutica com a Criança na Clínica

Avaliaremos o paciente para ter clareza das reais necessidades, conhecendo sua história, seus interesses, conhecimento adquirido e suas necessidades.

Aplicamos instrumentos e estratégias que podem ser utilizados na hora de identificar déficits e potencialidades desses Paciente

 

Dentro de intervenções em Análise do Comportamento Aplicado usamos alguns procedimentos como:

Protocolos:

VB-Mapp, Inventário Portage (IPO), Abbls-R, AFLS, Socially Savvy, Denver ESDM, entre outros.

 

Testes: 

Denver II, Vineland, M-CHAT, CARS, PROTEA-R, ATA, entre outros.

Eles nos ajudam a ter parâmetros claros do que o aluno apresenta, no tempo da avaliação e após intervenção.

Serão 10 sessões de Avaliação do Repertório Comportamental e Desenvolvimental.

 

Elas são realizadas pelos profissionais especializados em ABA como Psicólogo, Psicomotricistas, Psicopedagogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional, dependendo de cada caso.

Tempo: Em até 10 dias é feito essa etapa e ele dura até 10 horas

ETAPA 3: Análise da Escola

Passo 03

Análise com o Coordenador do Colégio

A Supervisora Clínica e/ou Psicopedagoga da Clínica conversará (Online) com a Coordenação Pedagógica do Paciente.

 

Nesse diálogo, os responsáveis da escola têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a criança, sobre a terapia que está ou será realizada e sobre a necessidade de uma possível adaptação no material.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura até 2 horas

Passo 04

Análise do Paciente no Colégio*

 

A Supervisora Clínica e/ou Psicopedagoga da Clínica irá até ao Colégio acompanhar e observar um dia da rotina do paciente.

Serão coletados informações valiosos sobre interação social, habilidades motoros e psicológicas.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura até 4 horas

*(Obs: Se contratado o Serviço de AT Escolar)

ETAPA 4: Protocolos e Relatórios

Passo 05

Execução dos Protocolos e Teste.

Execução do Relatório de Avaliação Comportamental (RAC).

Todos os dados coletados no Passo 02, 03 e 04 servirão de base para execução dos relatórios.

Serão utilizados os Protocolos e Testes adequados a idade e perfil do paciente.

Teremos o Relatório de Avaliação Comportamental (RAC) para apresentação.

Tempo: Em até 6 dias é feito essa etapa e ele dura 6 horas

ETAPA 5: Devolutivas

Passo 06

Devolutiva:

Apresentação do Relatório de Avaliação Comportamental (RAC) para a família

Após a realização do Relatório de Avaliação Comportamental (RAC), é agendado uma reunião com os pais para apresentação, onde são fornecidos os dados e detalhes obtidos nas avaliações.

Tempo: Em até 2 dia é feito essa etapa e ele dura até 2 horas

PASSO 07

Devolutiva:

Reunião com o Coordenador do Colégio do Paciente

Apresentação online do RAC para o Coordenador do Colégio

Indicação de cursos para os colaboradores do Colégio

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ele dura até 2 horas

ETAPA 6:

Onboarding / PIC / Início do Tratamento

Passo 08

Treinamento e Onboarding:

Treino inicial com a família e Liberação de Cursos

As orientações iniciais e treinamentos são realizados para que a família esteja preparada para o início da intervenção. (Presencial ou Online), pois o tratamento não é apenas na clínica. Ele precisa de continuação em casa.

Tempo: Em até 3 dia é feito essa etapa e ele dura até 2 horas

Passo 09

Acessos:

Liberação das Plataformas ABA+  e Clip Clínica

para a Família

Software facilitador da integração e constante supervisão das terapias utilizadas cotidianamente por pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Tempo: Em até 2 dia é feito essa etapa e ele dura 1 hora

Passo 09.1

Início do Tratamento na Clínica:

 

Depois de todas as etapas concluídas, o paciente inicia o tratamento na Clínica.

Passo 10

Protocolo de Intervenção de Conduta (PIC)

Com base no RAC e observações clínicas/escolares, em até 2 meses é entregue para o Colégio o PIC, que será a base para construção do PEI.

Tempo: em até 2 meses

ETAPA 7: Suporte a Criação do PEI
Obs: Se em tratamento na Clínica Conecta Kids

"Inovação Pedagógica: O Papel Fundamental do PEI

na Promoção da Inclusão e Aprendizado"

O PEI (Plano de Ensino Individualizado) se tornou um documento legal cuja finalidade é garantir e atender às necessidades específicas do aluno com deficiência, acompanhando toda a sua trajetória educacional.

Esse documento é elaborado de forma conjunta pela escola e também por profissionais que acompanham o aluno como o professor regente. Apesar de ser muito importante para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), o PEI também atende crianças com outras deficiências e necessidades específicas. 

O que seria esse Plano?

Podemos caracterizar o PEI, como um planejamento individualizado, periodicamente revisado e avaliado, contendo todas as informações do , que envolve a família, os profissionais que lidam com o aluno, o próprio sujeito, ou seja, é um plano de acompanhamento individualizado. Tendo como base interesses, possibilidades, conhecimentos do estudante, necessidades e prioridades de aprendizagem (como ensinar, quem vai ensinar e como ensinar). Ou seja, preveem recursos, estratégias, conteúdos, profissionais envolvidos, expectativas, prazos, habilidades.

Para que serve o PEI?

O Plano caracteriza-se por ser uma alternativa de trabalho que tanto individualiza como personaliza os processos de ensino para um determinado sujeito, sua elaboração se dá através de toda comunidade escolar, que participasse processo. O PEI deve prever estratégias pedagógicas que favoreça o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual nas áreas não só acadêmicas, mas também social e laboral, dependendo de sua faixa etária e do nível de desenvolvimento e do interesse do sujeito.

A individualização e a diferenciação são entendidas como ações contextualizadas que consideram a proposta escolar de todos os alunos e buscam alternativas diferenciadas de aprendizagem para aqueles que requerem alguma necessidade específica. Um Plano de Ensino Individualizado depende tanto do ajuste educacional quanto de sua conexão ao trabalho geral da turma.

Quem deve desenvolver o PEI?

 

Por se tratar de um Plano Ensino, o PEI deve ser desenvolvido pela Escola do Aluno

E por que a Clínica Conecta Kids é a única que auxilia as Escolas no Desenvolvimento do PEI?

Sabemos que cada momento é crucial para o desenvolvimento do paciente.  Se somente a Clínica Conecta Kids realizar a excelência em tratamentos e terapias ABA e não for dado a continuidade na Escola onde o paciente estuda, as evoluções podem ser muito lentas e ficará um jogo de ganha e perde de habilidades.

Desenvolve na Clínica e perde na Escola.

A Diretora Clínica Milene Kobayashi, além da experiência Clínica, também possui mais de 30 anos de experiência como Diretora Pedagógica, aplicando com extremo sucesso todo o processo de inclusão escolar, entre eles a arquitetura, implementação e execução de todo o Plano Ensino Individualizado (PEI).

Com todo esse conhecimento, não poderíamos deixar de ajudar as Escolas, que muitas vezes não sabem nem o que é "esse tal de PEI", e com isso acabam prejudicando o Paciente / Aluno.

 

Transbordar esse conhecimento e umas de nossa missões, por isso a Clínica Conecta Kids auxilia as Escolas de seus pacientes no Desenvolvimento do PEI.

Criamos inclusive a Plataforma CK Digital, onde ficam disponíveis os conteúdos para serem aplicados para os alunos, depois que o PEI é entregue para a Escola: https://ckdigital.eadsimples.com.br/

Passo 11

Criação do PEI:

Estabelecendo Metas / Cronogramas / Registros

A)  Com o acompanhamento já sendo feito na escola e conhecendo mais o aluno, em até 2 meses é possível estabelecer METAS  para aquele Paciente, sendo elas de curto, médio e longo prazo com hierarquias de tempo.

Assim teremos em mãos como cada Programa, Planos de Programas e Recursos deste PEI deverão ser realizados.

 

B)  Próximo passo é a elaboração de um CRONOGRAMA com data de início e termino do Plano.

 

C)  Todas as informações coletadas devem ser REGISTRADAS.

Depois do PEI realizado, o que consegue ser definido?

Capacidades e interesses, necessidades e prioridades, metas e recursos, profissionais envolvidos na aplicação do plano, em geral, ele deve conter essas informações básicas sobre o aluno: nome, idade, quanto tempo está na escola, aprendizagens já consolidadas, dificuldades já encontradas, objetivos, metas e prazos, recursos e adaptações utilizados e por últimos os profissionais envolvidos.

A devolutiva do Plano de Ensino Individualizado (PEI) desempenha um papel crucial no processo educacional personalizado.

ETAPA 8: Revisões e Novas Devolutivas do PEI
Obs: Se em tratamento na Clínica Conecta Kids

Qual o intuito da devolutiva dos resultados do PEI para os pais?

A devolutiva do PEI refere-se à análise e retorno de informações sobre o progresso do aluno em relação aos objetivos estabelecidos no plano. Esse processo é fundamental para avaliar a eficácia das estratégias de ensino personalizadas implementadas. Envolve uma comunicação aberta entre os diversos agentes educacionais, como professores, pais, especialistas em educação especial, Profissionais Clínicos transdisciplinar, entre outros.

Passo 12

Nova Devolutiva:

Rotina de serviço ABA

 

Bimestralmente a Supervisora/Psicopedagoga da Clínica fará uma reunião online com a Coordenadora do Colégio ou quando for necessário

O PIC será revisto trimestralmente ou quando for necessário

O PEI será revisto semestralmente ou quando for necessário

Tempo: Em até 10 dia é feito essa etapa e ele dura 3 horas

ETAPA 9:
Acompanhante Terapêutico (AT)
Escolar Diamond 


(Se contratado esse Serviço)
 

Com todos os dados obtidos na ETAPA 1, será analisado o melhor perfil de AT para ser contratado.

Passo 13

Contratação do Acompanhante Terapêutico
realização de treinamentos.

A contratação do Atendente Terapêutico (AT) para o aluno é feita de acordo com às necessidades avaliadas no RAC, visando seu desenvolvimento e bem-estar.

 

Essa adição contribui para a implementação de estratégias eficientes de intervenção.

Tempo: Em até 5 dias é feito essa etapa e ela dura 10 horas

Passo 14

Reunião no Colégio com Coordenador

Apresentação do profissional AT para o Coordenador pedagógico.

Apresentação do Termo de Autorização com os dados do AT e a responsabilidade da Clínica.

Tempo: Em até 4 dia é feito essa etapa e ele dura 2 horas

Passo 15

Pairing: Pareamento



 

Supervisora Clínica + AT + Paciente + Ambiente: Escolar ou Clínico

A supervisora irá acompanhar por até 6 horas o atendimento do AT junto com o Paciente em seu Ambiente Escolar ou na Clínica.

Esse passo é importante integração de todas as peças no ambiente do Paciente.

Tempo: Em até 5 dias é feito essa etapa e ele dura 6 horas

Passo 16

Início do Acompanhante Terapêutico no Colégio junto com o Paciente

 

Marca o começo do suporte especializado, utilizando a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), para promover o desenvolvimento e progresso do indivíduo.

Em até 2 dia é feito essa etapa

Passo 17

Supervisão Semanal junto ao Acompanhante Terapêutico

É realizado supervisões semanais com o AT responsável, visando qualidade de vida, autonomia e reinserção social para a criança e família.

Tempo: Em até 1 dia é feito essa etapa e ela dura 2 horas

Passo 18

Nova Devolutiva:

Rotina de serviço ABA

 

Bimestralmente a Supervisora/Psicopedagoga da Clínica fará uma reunião online com a Coordenadora do Colégio ou quando for necessário

O PIC será revisto trimestralmente ou quando for necessário

O PEI será revisto semestralmente ou quando for necessário

Tempo: Em até 5 dia é feito essa etapa e ele dura 3 horas

Estamos elevando o padrão do AT Escolar.

"NUNCA SERÁ SÓ UM CUIDADOR!

Esse é o Método AT Escolar Diamond da Clínica Conecta Kids

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